Receita Básica para Risotto


Ingredientes:
1 litro de caldo (pode ser de galinha, carne, peixe ou de legumes).
1 colher de sopa de azeite
1 colher de manteiga
2 cebolas cortadas em cubos
Sal à gosto
2 dentes de alho picados ( sem o miolinho, lembram da ultima dica?)
400g de arroz para risotto (o mais conhecido é o Arbóreo )
200 ml de vinho branco seco
70 g de manteiga
100 g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Aqueça o caldo. Em uma outra panela aqueça o azeite e a manteiga. Adicione a cebola e uma pitada de sal. Refogue por 3 minutos , acrescente o alho fatiado e deixe por mais 2 minutos. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo, adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa constantemente de forma a não queimá-lo; ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e se misturar com todos os ingredientes da panela. Quando sentir que o vinho está evaporando, (Se gostar do Risotto com uma gosto mais marcante de vinho, ponha um pouco mais)
acrescente a primeira concha de caldo quente e uma pitada de sal (cuidado para não colocar muito sal, lembre-se que ao final você colocará também o queijo parmesão, que já é salgado) .Você agora não deve parar de mexer. Não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando-o bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo à medida que ele for evaporando. Tome cuidado para que ele não fique com muito caldo, empapando demais o arroz. Esse processo demora mais ou menos de 15 a 20 minutos. Experimente o arroz de tempos em tempos até que ele esteja no ponto. Ele deve ficar al dente, levemente úmido, mas sem muito caldo.
Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o parmesão. Misture delicadamente e, à partir daí ponha a mistura que quiser. Fica uma delicia com camarão, frango, cogumelos, essa é a receita básica o resto vai de sua preferência. Se preferir apenas desta forma, coloque a manteiga e o parmesão sirva a seguir.

Dica: Esse prato tem que ser servido assim que feito, pois se secar, não vai ficar legal, sirva ainda quente.

Acompanhamentos: O risotto já é um prato principal. Mais se você quiser, pode servir antes do Risotto, uma caprichada salada de folhas, com palmito e tomates cereja. Não esquecendo é claro de um bom vinho branco.
Se alguém tiver mais alguma dica para este prato, comente, deixe sua opinião.

Comentários